Sobre o BIMOR

O Laboratório de Biomecânica do Movimento e da Respiração (BIMOR) iniciou suas atividades em 2009 com o intuito de difundir a biomecânica no Espírito Santo e inserir a região no cenário da biomecânica nacional. Tem como foco principal o estudo do movimento humano e da respiração com base em conceitos mecânicos. Utiliza metodologias da biomecânica para analisar o movimento humano e a respiração e suas relações com atividades físico-esportivas e processos patológicos, visando o entendimento das adaptações do aparelho locomotor e sistema respiratório e a melhora da saúde e do rendimento esportivo. Os principais tópicos de interesse são: biomecânica do movimento humano, biomecânica respiratória, biomecânica do esporte, biomecânica em contexto de reabilitação, ensino de biomecânica e cinesiologia.

O BIMOR  é liderado pela Profª Drª Karine Jacon Sarro, professora do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES). As reuniões do grupo de estudo do BIMOR acontecem semanalmente no CEFD, quando são discutidos temas relacionados à análise cinemática de movimentos, com ênfase na cinemetria. Atualmente, o grupo conta com alunos de graduação, iniciação científica e mestrado, bem como profissionais interessados no estudo da biomecânica. Sejam bem-vindos ao BIMOR!

Espaço Físico

O Laboratório de Biomecânica do Movimento e da Respiração está inserido no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Ciências do Movimento (NUPEM). Conta com um espaço de aproximadamente 80 m2 assim distribuídos:

– Sala de professor

– Área de coleta de dados: espaço livre destinado à coleta dos dados

– Área de processamento e análise dos dados: equipada com mesas, cadeiras e computadores

– Área de preparação dos sujeitos: equipada com pia e maca

Equipamentos

Atualmente, o BIMOR conta com equipamentos para o desenvolvimento da análise de movimento por cinemetria (câmeras de foto e vídeo,  calibradores, softwares de análise cinemática e computadores) e dinamometria isocinética (Biodex).

Como ingressar no BIMOR

Podem fazer parte do quadro de pessoal do laboratório: professores que desenvolvem pesquisa em biomecânica (professor/pesquisador colaborador), alunos de graduação desenvolvendo projeto de iniciação cinetífica ou trabalho de conclusão de curso, alunos de pós-graduação desenvolvendo dissertação de mestrado e estagiário voluntário. Para mais informações sobre as formas de participação e ingresso, consultar as normas_BIMOR.

Localização:

Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Educação Física e Desportos

Av. Fernando Ferrari, 514
Campus Universitário Goiabeiras – Vitória – ES

Contato: ksarro@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: